A PLURALIDADE DO CENTENÁRIO DE CHAPECÓ: SEMINÁRIO CELEBRA A JUVENTUDE E A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO

Atividades encerram o ciclo de encontros sobre o centenário de Chapecó

A PLURALIDADE DO CENTENÁRIO DE CHAPECÓ: SEMINÁRIO CELEBRA A JUVENTUDE E A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO

 

Para encerrar o ciclo de encontros que ao longo deste ano refletiu sobre o centenário de Chapecó, acontecem nesta semana o seminário “Juventudes e os 100 anos de Chapecó” e uma cerimônia de homenagem às lideranças que estiveram à frente e contribuíram com as suas comunidades.

 
As atividades são parte de um ciclo de debates sobre a história de Chapecó para além da narrativa oficial, visando abrir espaço para chapecoenses de diferentes gerações, origens e localidades relembrarem e compartilharem as próprias vivências dos 100 anos do município.

 
O evento é uma iniciativa da deputada estadual Luciane Carminatti, do deputado federal Pedro Uczai e dos vereadores Cléber Ceccon e Marcilei Vignatti, em parceria com o Centro de Memória do Oeste (CEOM) e com o apoio da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

 

 

No primeiro seminário discutiu-se a construção política do município: manifestações étnico-culturais, ocupação territorial e o modelo de desenvolvimento; no segundo, o protagonismo das mulheres na história; o terceiro contou a narrativa do Distrito de Marechal Bormann, conhecido como o berço de nascimento de Chapecó; o quarto abordou o desenvolvimento da Grande Efapi; o quinto terá como foco a juventude e o último, uma homenagem as lideranças comunitárias chapecoenses.

 
JUVENTUDE E O CENTENÁRIO

O seminário “Juventude e os 100 anos de Chapecó”, ocorre nesta quinta-feira (16), a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores. “Uma cidade centenária precisa ouvir a sua juventude e abrir espaço para participação da construção dos rumos e de oportunidades”, destaca a deputada Luciane.

 
Além dos proponentes e de estudantes universitários e do ensino básico, a atividade contará com a contribuição da pesquisadora Arlene Henk, professora da Unochapecó e doutora em Antropologia Social.

 

LIDERANÇAS QUE FAZEM HISTÓRIA NAS COMUNIDADES

Já na tarde do sábado (18), às 14 horas, no auditório do Sindicato dos Públicos Municipais (Sitespm), será realizada a cerimônia de homenagem às lideranças comunitárias que ajudaram e ajudam a construir a história de Chapecó no seu centenário. Serão entregues certificados individuais de agradecimento para as lideranças, por sua atuação comprometida com o cotidiano e com as causas de diferentes comunidades de Chapecó.

 

Deixe uma resposta

LUCIANE CARMINATTI

Formada em Pedagogia e especialista em Orientação Educacional e na área de Educação Especial. Vereadora por dois mandatos e ex-secretária da Educação de Chapecó.

        

CONTEÚDOS

FACEBOOK

CONTATO