CICLO DE SEMINÁRIOS “PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER” CHEGA A LAGES DIA 14

CICLO DE SEMINÁRIOS “PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER” CHEGA A LAGES DIA 14

 

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de SC, coordenada pela deputada estadual Luciane Carminatti, realiza em Lages, nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, o Seminário Regional “Pelo fim da violência doméstica contra a mulher”.

 

 

O seminário é aberto a toda a comunidade da região serrana – mulheres e homens do campo e da cidade, organizações populares, coletivos de mulheres, instituições, estudantes, lideranças políticas, do judiciário e da segurança pública responsáveis por implantar e fiscalizar as políticas públicas contra as violências sofridas pelas mulheres.

 

 

O ciclo de encontros que percorre todo o Estado é realizado em parceria com a Escola do Legislativo e o Movimento de Mulheres Camponesas de SC. Na região serrana, tem também a participação do Grupo Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal) e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

 

 

“É um importante momento para debater, refletir e ampliar o conhecimento sobre leis, direitos e políticas públicas de responsabilidade do poder público no enfrentamento e prevenção da violência doméstica, assim como verificar a eficácia de sua aplicabilidade”, explica a deputada Luciane.

 

 

O seminário acontecerá no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Uniplac, e as inscrições podem ser feitas no link http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=996) e também no dia do evento. Os participantes inscritos terão certificados emitidos pela Escola do Legislativo.

 

 

O primeiro seminário foi realizado em Guarujá do Sul, no dia 17 de agosto e reuniu mais de 300 pessoas dos municípios do extremo-oeste catarinense. Depois de Lages, o ciclo de seminários segue para Iporã do Oeste (22/09), Mafra (28/09), Caçador (29/09), Orleans (05/10), Ipumirim (16/10), Campos Novos (17/10), Ipuaçu (27/10), Chapecó (24/11), Blumenau (24/11), Joinville (dezembro) e Florianópolis (07/03/2018).

 

 

Seminário Regional “Pelo fim da violência doméstica contra a mulher”
Data: 14/09/2017 – quinta-feira
Local: Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Uniplac
Av. Castelo Branco, 170 – Bairro Universitário – Lages

 

PROGRAMAÇÃO
7h30: Credenciamento
8h: Abertura com apresentação artística “Violência contra a mulher”, com alunas do 9º Ano da EMEB Santa Helena, coordenada pela profª Drª Maria Isabel Vieira Branco
8h30: Palestra: “Ações políticas para o enfrentamento da violência contra as mulheres”, com a Deputada Estadual Luciane Carminatti (Coordenadora da Bancada Feminina da Alesc)
9h30: Apresentação do Mapa da Violência (2012-2015), com os jornalistas Vinícius Prado e Halyson Kratz
10h: Palestra: “Gênero e educação: empoderamento de mulheres em situação de violência doméstica”, com a professora Drª Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e a professora mestra Lucia Helena Matteucci Bondavalli. Mediação da pedagoga e camponesa Justina Cima (MMC/SC)
11h30: “Relatos de experiências: violências de gênero e enfrentamentos”, com Casa da Gente (sobre lesbofobia); Vivian Melo (sobre transfobia) e Janaina de Liz (sobre o feminismo negro)
12h30: Almoço
13h30: Mesa-redonda: “Mulheres e empoderamento”
Mediadoras: pedagoga e camponesa Justina Cima (MMC/SC) e professora Drª Mareli Eliane Graupe (Uniplac)
Temas: “Economia solidária e mulheres”, com a doutoranda Josilaine Antunes Pereira; “Mídia e mulheres”, com a jornalista Camila Paes; “Política e as mulheres”, com a historiadora Suzane Faita
14h30: Palestras, dinâmicas de grupo, depoimentos e encaminhamentos regionais.
Tema central: “Mudar o mundo, mudar nossas vidas”.
Subtemas: “Legislação e direitos da mulher” e “Enfrentamento da violência”, com a pedagoga e camponesa Justina Cima (MMC/SC), a professora Drª Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Erli Camargo Conselheira do MNDH/SC

 

Deixe uma resposta

LUCIANE CARMINATTI

Formada em Pedagogia e especialista em Orientação Educacional e na área de Educação Especial. Vereadora por dois mandatos e ex-secretária da Educação de Chapecó.

        

CONTEÚDOS

FACEBOOK

CONTATO