SEMINÁRIO REGIONAL “PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER” CHEGA A IPORÃ DO OESTE

Debate será na próxima sexta-feira (22), das 8h às 18h, no Salão Vogt

SEMINÁRIO REGIONAL “PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER” CHEGA A IPORÃ DO OESTE, NESTA SEXTA-FEIRA

 

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, coordenada pela deputada estadual Luciane Carminatti, realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 18h, no Salão Vogt, em Iporã do Oeste, o Seminário Regional “Pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher”. Este evento é o terceiro de uma série de seminários promovida em todo estado, em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/SC).

 

 

Mulheres e homens do campo e da cidade podem participar e debater o tema, além de contribuírem nos encaminhamentos regionais para o enfrentamento da violência.

 

 

De acordo com a deputada Luciane, hoje Santa Catarina é o quarto estado mais violento para as mulheres no país, e a região oeste tem liderado os casos de feminicídios. “É um problema social que não pode mais ser tolerado e, por isso, precisamos encará-lo e juntos enfrentá-lo. É preciso fortalecer os mecanismos de proteção e de combate à violência e também criar políticas públicas de qualificação, geração de renda e autonomia para as mulheres”, destaca.

 

 

No seminário também serão discutidas as leis, direitos e políticas públicas de responsabilidade do poder público no enfrentamento à violência doméstica, assim como verificar a eficácia de sua aplicabilidade. “Além das ações do poder público, precisamos de uma transformação na nossa cultura, para ter uma sociedade mais igualitária e solidária para homens e mulheres”, afirma.

 

 

As inscrições para certificação dos participantes podem ser feitas no site da Escola do Legislativo (http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos) ou no dia e local do evento.

 

 

Os municípios de Guarujá do Sul e Lages já sediaram o debate. Os próximos seminários estão marcados para Mafra (28/09), Caçador (29/09), Orleans (05/10), Ipumirim (16/10), Campos Novos (17/10), Ipuaçu (27/10), Chapecó (24/11), Blumenau (24/11), Joinville (dezembro) e Florianópolis (07/03/2018).

 

 

PROGRAMAÇÃO

8h: Abertura
8h30: “Ações políticas para o enfrentamento da violência contra as mulheres”, com a coordenadora da Bancada Feminina da Alesc, deputada estadual Luciane Carminatti
9h30 : Palestra e dinâmica de grupo: “Panorama histórico da violência e a sociedade patriarcal”, com a pedagoga e camponesa Justina Cima, do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC)
12h30: Almoço
13h30 às 18h30: Palestras, dinâmicas de grupo, depoimentos e encaminhamentos regionais. Tema: “Para mudar nossa vida, para mudar o mundo” e subtemas: “Legislação e direitos da mulher” e “Enfrentamento da violência”, com a pedagoga e doutoranda em Educação Claudete Junges e a pedagoga e camponesa Justina Cima (MMC/SC)

 

 

post facebook whats_iporã_sem_violencia contra mulher-01 (1)

 

 

 

 

Deixe uma resposta

LUCIANE CARMINATTI

Formada em Pedagogia e especialista em Orientação Educacional e na área de Educação Especial. Vereadora por dois mandatos e ex-secretária da Educação de Chapecó.

        

CONTEÚDOS

FACEBOOK

CONTATO