Foi emocionante! Assim a deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, define o 5º Encontro dos Balseiros Itá 2017. O evento reuniu no Recanto do Balseiro, no último sábado (30), balseiros da região para relembrar as histórias vividas nas águas do Rio Uruguai.
Para valorizar a cultura e reconhecer a contribuição dos balseiros para o progresso do oeste catarinense, a parlamentar entregou Moção de Aplauso – uma das honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa catarinense – a dois importantes personagens desse enredo: a Nilso Celso Band, pela trajetória e trabalho em prol do desenvolvimento turístico e da preservação histórica e cultural de Itá e região, e ao balseiro Antônio Leopoldo Simon, em nome dos demais balseiros da região.
“Nem tudo é obra, nem tudo é leis. Sentir a emoção no olhar e nas lágrimas de cada balseiro é algo que não tem preço. Foi muito marcante viver um pouco da história desses homens e mulheres que enfrentaram tantos desafios e dificuldades. Ao levar balsas carregadas de suor e trabalho e também o sonho de uma vida melhor para suas famílias, dia após dia, construíram uma grande contribuição para o desenvolvimento da nossa região”, afirma Luciane.
Nilso Band teve a iniciativa de construir o Museu dos Balseiros, conhecido como o Recanto do Balseiro, espaço que traz a memória do sacrifício dos desbravadores e desbravadoras das águas do rio Uruguai para movimentar a economia do grande oeste catarinense. Antônio Simon recebeu a homenagem pela trajetória de luta pela atividade de balseiro e também pelo trabalho em defesa do associativismo e do cooperativismo.