Secretário Executivo Márcio Tavares participa do Congresso Nacional do Samba e destaca investimentos no setor cultural
O secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC) e ministro interino, Márcio Tavares, realiza neste sábado (14) uma visita oficial a Santa Catarina, a primeira de um representante de alto escalão do MinC desde o governo Michel Temer (2016-2018). A visita marca o comprometimento do Ministério com o fortalecimento das políticas culturais no estado e a importância da cultura para a economia local.
Entre os compromissos da agenda, Tavares participará do Congresso Nacional do Samba (Conasamba 2024), que acontece de 13 a 15 de setembro, em Florianópolis. No sábado, às 14h, ele estará presente na mesa de debate intitulada “Patrimônio Cultural, Valores Ancestrais, mas e aí? Quais os Caminhos para Sustentação das Escolas de Samba?”, que discutirá alternativas de financiamento, fomento e a importância de preservar as raízes culturais do samba.
“Santa Catarina é um dos grandes polos da economia criativa no Brasil. O estado se destaca não apenas pela sua rica tradição cultural, mas também pela inovação e empreendedorismo no setor criativo. Iniciativas que vão desde o audiovisual até o turismo cultural têm um papel crucial na geração de empregos e na movimentação econômica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. O Ministério da Cultura está empenhado em apoiar e ampliar essas iniciativas, garantindo que o setor criativo continue crescendo e levando o nome de Santa Catarina para o mundo.” – afirmou Márcio Tavares.
Durante sua visita, o ministro fará um balanço dos recursos já alocados pelo MinC para o estado de Santa Catarina, que incluem investimentos da Lei Paulo Gustavo (LPG), que destinou R$ 125,1 milhões para o fomento de produções culturais em 2023, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Lei Aldir Blanc), que liberou R$ 100,7 milhões entre dezembro de 2023 e março de 2024. Além disso, os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) vão permitir à população acesso democrático a espaços culturais e de lazer, com sete novas unidades em construção no estado.
*Assessoria de imprensa do MinC