Procuradora das Mulheres da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a deputada Luciane Carminatti (PT) deu a largada nesta sexta-feira, 25, no curso de formação de procuradorias para um público de aproximadamente 200 participantes. Com o tema “Atribuições e Desafios da Procuradoria das Mulheres”, a parlamentar apresentou os principais aspectos da atuação da procuradoria no Estado e como expandir essas iniciativas para os municípios.
“A gente precisa fortalecer essa rede de enfrentamento das violências como um todo e também garantir a oportunidade para as mulheres construírem os espaços da política, das entidades, das organizações. E, principalmente, que as mulheres percebam que não estão sozinhas e o que elas fazem é fundamental para a transformação social. A nossa tarefa é essa e, como procuradora, estou muito feliz”, avaliou Luciane.
O objetivo do curso é fazer um aprimoramento para as pessoas envolvidas com as procuradorias nos municípios, em organizações e outras entidades relacionadas ao tema da defesa das mulheres. Como meta, está o incentivo à promoção de eventos, pesquisas e campanhas educativas. A formação é realizada pela Procuradoria da Mulher da Alesc, coordenada por Luciane, e pela Escola do Legislativo.
Também marcaram presença nesta primeira aula a deputada federal Soraya dos Santos (PL/RJ), procuradora da mulher da Câmara dos Deputados, que enviou um vídeo, e a senadora Zenaide Maia (PSD/RN), procuradora da mulher do Senado, que enviou uma mensagem de texto às participantes.
A deputada Luciane, que é professora da educação básica, comemorou o resultado.
“Voltei a dar aula e tenho saudade dessa época. É diferente pelo computador. Mas essa foi uma iniciativa muito interessante e com a participação intensa das pessoas. Tivemos pessoas de vários estados acompanhando, como do RS, MG, RO e do DF. O curso seguirá até dezembro com a liderança de outras mulheres maravilhosas”, afirmou a parlamentar.
O curso de formação de procuradoria é realizado de maneira virtual. Serão mais 17 aulas até dezembro, sempre às sexta-feiras. A programação completa está disponível aqui: bit.ly/42v7BvM
A próxima aula está prevista para 2 de maio, com a advogada Tammy Fortunato que irá falar sobre formas de violência contra a mulher. Em seguida, no dia 9 de maio, quem dará a aula é a defensora pública Anne Teive Auras, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulheres da Defensoria Pública de Santa Catarina, com o tema da Lei Maria da Penha e a rede de atendimento
>>> Quem ainda não se inscreveu, pode participar preenchendo esse formulário: https://forms.gle/v4moAcYbUdJVojr29