O secretário estadual da Educação, Eduardo Deschamps, deverá prestar esclarecimentos no plenário da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) sobre problemas decorrentes do plano de carreira e salários dos professores estaduais. A convocação de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT) foi aprovada pela Casa na última terça-feira (21), mas a data em que o secretário será ouvido ainda não foi definida.
– A categoria sempre foi contra o plano aprovado em dezembro do ano passado, mas não se imaginava que o impacto negativo seria tão rápido e profundo. O que tem ocorrido é que docentes de Santa Catarina não apenas estão com os salários congelados, mas inclusive perdendo remuneração – justifica Luciane.
Eduardo Deschamps já havia sido convocado para falar à Comissão de Educação da Alesc em abril – também por requerimento da deputada Luciane, que é vice-presidente do grupo. Dois meses depois, entretanto, a visita ainda não chegou a ocorrer.
– Como nossa primeira convocação foi ignorada, buscamos dar ainda mais peso a ela. E é por isso que levamos o debate ao plenário. Antes, o secretário seria ouvido pelos deputados que integram a Comissão de Educação, e agora, será pelos 40 parlamentares – explica.
A deputada ressalta que vem sendo procurada por inúmeros professores preocupados com a carreira desde a aprovação do plano. Ela afirma que questionará Deschamps sobre as previsões de recomposição da remuneração, e como isso poderá ser feito.
– Queremos proporcionar uma carreira digna aos professores do estado. Quando o docente vê o seu ofício repetidamente atacado pelo poder público, perde a motivação e deixa de se qualificar, ou começa a buscar outros caminhos para seu desenvolvimento pessoal – conclui a deputada.