Por requerimento da deputada estadual Luciane Carminatti, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, participou da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, nesta terça-feira (13), para esclarecer as mudanças do ensino médio previstas já para o próximo ano e também o fechamento de escolas estaduais ou turnos (noturno) em todas as regiões do Estados.
A cada dia, a parlamentar recebe novas denúncias de pais e professores preocupados com notícias de que escolas serão fechadas, como é o caso de Tigrinhos e Iraceminha, no oeste, assim como em Joinville, no norte. De acordo com a deputada, falta diálogo com as comunidades por parte do Governo. “Principalmente nas regiões mais carentes e nos municípios onde há uma única unidade, as escolas não podem ser fechadas. Muito pelo contrário, o governo precisa investir na reforma e melhoria dos espaços para atrair mais estudantes”, disse ao secretário.
As alterações do ensino médio, propostas pela MP 746, também não trarão avanços sem investimentos em infraestrutura e modernização das escolas e na formação de professores. “Concordamos que deve haver mudanças, mas o que está ocorrendo é uma arbitrariedade por meio de medida provisória, sem ouvir quem está na sala de aula e conhece os problemas. Escola de tempo integral alheia a espaços adequados de interação para pesquisas, lazer, esporte e cultura também não melhoram os índices do ensino”, ponderou.
O secretário assumiu compromisso de rever o fechamento das escolas mencionadas pela parlamentar. Também afirmou que todas as alterações no ensino deverão ser discutidas com a comunidade escolar. “Vamos acompanhar e cobrar a participação da sociedade nas decisões que envolvem a vida dos estudantes e professores”, conclui Luciane.