“Ninguém ensina mais do que um professor, nenhuma máquina, nenhum robô.” A declaração do jovem João Paulo Nicolli foi uma das manifestações que marcaram o encontro virtual promovido pela deputada Luciane Carminatti (PT) com estudantes da Educação Básica e membros dos grêmios estudantis da rede pública estadual.
Nesta sexta (17/07), cerca de 90 participantes de todas as regiões do estado conversaram com a presidente da Comissão de Educação da Alesc sobre a realidade do ensino remoto, as expectativas e preocupações relacionadas ao retorno das aulas presenciais e a importância da aprovação da PEC do Novo Fundeb, que garante o financiamento ao setor.
“Estou surpresa e emocionada. Tenho feito muitas lives e reuniões virtuais e esta é uma das que mais trouxe propostas”, destacou Luciane. Entre as sugestões apresentadas pelos estudantes destacam-se um projeto de lei para garantir dispositivos móveis e dados móveis para o estudo remoto aos estudantes de baixa renda; uma rede de apoio psicológico às escolas voltado a estudantes e professores e, ainda, um programa de atividades online culturais e de lazer capazes de fazer frente ao contexto de desgaste, estresse e isolamento social provocado pela pandemia.
Luciane Carminatti assumiu com os(as) estudantes o compromisso de trabalhar pelas propostas. O grupo também definiu que novos encontros devem ocorrer, assim como a criação de um canal de comunicação para manter e aperfeiçoar a organização coletiva. Também houve a adesão geral à campanha #VotaFundeb.
Estudantes conscientes e engajados
Durante as manifestações, os(as) alunos trouxeram as dificuldades enfrentadas por eles diante da falta de estrutura tecnológica em casa e nas escolas, da necessidade de trabalhar para ajudar os pais no sustento da casa e, ainda, dos impactos emocionais do novo modelo de ensino. Eles também se solidarizaram com seus professores, sobrecarregados e desassistidos.
“Vou usar as falas de vocês para defender muitas coisas”, anunciou Luciane. O encontro também contou com a participação de alguns professores e professoras que foram reconhecidos pela parlamentar. “Esse posicionamento de vocês, que tanto nos traz surpresa e orgulho, é resultado da intervenção de muitos professores que têm passado pela trajetória escolar de vocês e deixado marcas de reflexão e de protagonismo”, enalteceu.