Após os anúncios da extinção da Secretaria de Cultura e de seu rebaixamento à diretoria terem provocado repercussões negativas, a gestão eleita apressou-se em anunciar que a transformaria em Fundação. Contudo, o status de secretaria simboliza a força que a administração confere a um setor. Portanto, caso a mudança aconteça, é inegável o rebaixamento político da área cultural pela nova gestão.
Além disso, a experiência da Secretaria de Cultura ao longo dos anos tem se mostrado bem-sucedida e uma referência aos municípios do Oeste e de todo estado. Sua estrutura e expertise permitiram, por exemplo, a rápida execução da Lei Aldir Blanc, fazendo os recursos chegarem aos trabalhadores da cultura e aos espaços culturais de forma efetivamente emergencial, ao contrário do que se viu em outros municípios.
A Secretaria constitui-se em elemento estratégico do Sistema Municipal de Cultura. Na iminência de seu rebaixamento institucional, advertimos para os prejuízos à gestão pública da cultura, à formulação da política cultural, ao cumprimento do Plano Municipal de Cultura, à execução dos editais e a todas as ações que geram impacto social e econômico na sociedade chapecoense.