Iniciativa é das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas
Em uma carta aberta publicada à sociedade e entregue ao Congresso Nacional, representantes de 25 assembleias legislativas do País, de 13 partidos distintos, reivindicam nove medidas para garantir a biossegurança dos trabalhadores em educação e da comunidade escolar diante do retorno às aulas presenciais.
Os parlamentares que atuam nas comissões de educação em seus estados alertam para os perigos da aglomeração em espaços físicos limitados e por tempo prolongado. Além disso, o documento considera o atraso na vacinação, as experiências frustradas de retorno presencial, a necessidade de evitar o colapso na saúde e, principalmente, a realidade que predomina nos ambientes escolares de todo País.
“O que temos constatado na prática é a falta de equipamentos de proteção individual, de condições estruturais e técnicas para cumprir os protocolos, além da já conhecida precariedade nas condições sanitárias de muitas escolas pelo país”, argumenta Luciane Carminatti. A deputada estadual do PT-SC coordena o Fórum de Parlamentares das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas, que assina o documento.
A defesa da vacina urgente aos trabalhadores em educação para reabertura segura das escolas já recebeu o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) e de vários senadores e deputados federais. A carta foi amplamente divulgada no último dia 24, durante a Jornada Nacional #VacinaParaTodosJá, ocasião em que foi entregue às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O documento também já foi assinado por mais de 60 entidades e movimentos sociais. Clique aqui para acessar.