A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa irá debater a vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores em Educação de Santa Catarina. A audiência no formato virtual ocorrerá na próxima quinta, dia 13/05, às 17h, com transmissão ao vivo pelos canais da Alesc.
O objetivo é discutir com os gestores estaduais a necessidade de alcançar esse público prioritário para garantir o retorno seguro às escolas. Os professores estão no quarto grupo do Plano Nacional de Imunização, sem data marcada para receberem a dose contra a Covid-19 em Santa Catarina. Além disso, o plano não inclui demais trabalhadores das escolas, como merendeiras, zeladores e motoristas do transporte escolar.
A secretaria estadual de Educação anunciou o planejamento para imunização no último dia 21 e está na fase de cadastramento dos profissionais das redes: federal, estadual, municipal e privada que atuam em instituições localizadas em Santa Catarina.
Na Alesc, o projeto de lei 2/2021, de autoria da bancada do PT, busca garantir a vacinação aos trabalhadores em Educação como critério para o retorno seguro às escolas. O PL passou pela Comissão de Constituição e Justiça e está na Comissão de Finanças e Tributação sob relatoria do deputado Jean Kuhlmann (PSD). Na última semana o relator pediu diligências a cinco entidades, com prazo de 30 (trinta) dias para respostas.
A deputada Luciane Carminatti, presidente da comissão de Educação, anunciou que vai apresentar na audiência pública a experiência de vários estados onde a vacinação dos trabalhadores da Educação está em andamento. “Queremos mostrar ao governo estadual como outros estados já conseguiram e que eles nos expliquem porque Santa Catarina está atrasada”, destacou.
Foram convidados para a audiência pública as secretarias estaduais da Saúde, da Educação, a Federação Catarinense dos Municípios e os sindicatos e federações que representam os trabalhadores do setor.