A deputada Luciane Carminatti (PT) foi designada pelas colegas para coordenar a Bancada Feminina a partir deste segundo semestre de 2021. Ela assume o cargo ocupado desde o início desta legislatura pela deputada Ada de Luca (MDB), que foi eleita agora para liderar a Procuradoria da Mulher, recém-criada na Alesc.
“Agradeço a confiança das parceiras e amigas, com quem tenho a grata alegria de representar as mulheres de Santa Catarina no parlamento estadual. A Ada entrega a coordenação com importantes resultados e vamos dar continuidade a essa trajetória. Temos o Observatório da Violência contra a Mulher de SC para consolidar, a implementação de políticas públicas femininas e a participação das mulheres na política para avançar”, destaca Luciane.
A parlamentar coordenou a Bancada Feminina em 2013 e depois em 2017, ano em que foi elaborado o Pacto Estadual Maria da Penha, em conjunto com várias entidades e órgãos ligados à defesa dos direitos das mulheres, em especial, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).
São de Luciane Carminatti alguns marcos históricos da representação feminina na Alesc: ela é a parlamentar que mais apresentou projetos de lei voltados às mulheres até hoje, a deputada que recebeu maior número de votos em uma eleição (61.271) e a responsável pela inclusão da licença-maternidade no regimento interno da Alesc, em 2014.
Participam da Bancada Feminina as deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt (MDB), Marlene Fengler (PSD), Paulinha (sem partido) e Luciane Carminatti (PT).