Inicia nesta segunda (20/09) o seminário on-line Escola é lugar de Ciência, cujo objetivo é avançar na promoção e nas garantias da formação científica de qualidade aos estudantes de Santa Catarina. O evento é gratuito, aberto ao público, e voltado a professores, pesquisadores e acadêmicos.
Nos próximos nove dias, cinco mesas redondas virtuais vão debater a relevância da Ciência na Educação Básica, formas de promover os saberes e as práticas científicas no currículo e no ambiente escolar, além das iniciativas que têm dado certo.
As inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Escola do Legislativo e são requisito para a obtenção de certificado de participação, que pode chegar a 14 horas-aula. O seminário também será transmitido no YouTube da Escola para quem não tiver interesse no certificado.
A realização é da Escola do Legislativo, em parceria com a Comissão de Educação e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/SC). Várias entidades e instituições são parceiras do evento.
Abertura terá ex-ministro da Educação
A abertura desta segunda contará com a presença do ex-ministro da Educação (2015) Renato Janine Ribeiro. Renomado professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro, Janine Ribeiro é o atual presidente da SBPC. Ele dividirá a mesa com a presidenta da Comissão de Educação da Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT) e o secretário estadual de Educação, Luiz Fernando Vampiro. O seminário reunirá 21 palestrantes nos nove dias.
Proposta chega à terceira edição
Os debates para promover a iniciação científica começaram em 2019, com o 1º Seminário Estadual Escola é Lugar de Ciência, promovido na Alesc, e a participação de cerca de 700 professores e acadêmicos. Dele, decorreu a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência na Escola, coordenada por Luciane. Em 2020, o evento foi virtual, em apenas um dia, e debateu a relevância da Ciência na Educação Básica no contexto da pandemia.
“A escola é lugar do espírito científico, da criticidade, é o lugar da investigação teórica, é o lugar do aprofundamento do experimento. Esse é o papel da escola. Se a escola não fizer isso, ninguém mais vai fazer. Daí nós só teremos um conhecimento parcial, superficial e extremamente precário”, defende a deputada.
Confira a programação completa a partir de hoje:
• Dia 20/09/2021 – Abertura e Mesa – A ciência no currículo escolar (18h às 21h30);
• Dia 22/09/2021 – Mesa – Os desafios da inovação e tecnologias na educação (17h30 às 21h30);
• Dia 24/09/2021 – Mesa – Liberdade de cátedra (18h30 às 21h30);
• Dia 27/09/2021 – Mesa – Pandemia ciência e educação (18h30 às 21h30); e
• Dia 29/09/2021 – Mesa – Compartilhamento de experiências exitosas em chão de escola ou no ensino remoto e Encerramento (18h30 às 22h).