Na próxima segunda (16), a partir das 14h, no auditório da Assembleia Legislativa, uma audiência pública debaterá os bloqueios de verbas, por parte do Governo Federal, que estão colocando a UFSC em risco.
A direção da Universidade Federal de Santa Catarina alega falta de recursos para concluir o ano letivo, pois desde maio está com R$ 43,5 milhões bloqueados pelo MEC. Já para 2020, o projeto de Lei Orçamentária Anual enviado pelo Governo Federal ao Congresso prevê redução ainda maior, de 40% nas verbas de custeio da universidade.
Amplo debate
Devem compor a mesa de debates representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFS); da Associação dos Pós-Graduandos (APG/UFSC); do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc); do Sindicato das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC); da Reitoria; do Fórum Parlamentar Catarinense; do MEC; além da deputada Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação da Alesc e proponente da audiência.
“Estamos chamando toda a comunidade acadêmica, estudantes, professores, servidores, todos os afetados diretamente por esta situação que precisa urgentemente de encaminhamentos para ser revertida. Este problema não se restringe aos portões da universidade e nós queremos somar forças”, anunciou Luciane.
A audiência pública terá transmissão ao vivo pela página da deputada no Facebook, pela TV AL e pelo canal da Alesc no Youtube.
O quê: Audiência Pública “Ufsc em risco”
Quando: 16/9 (segunda), às 14h
Onde: Auditório Antonieta de Barros – Alesc
Contato: Wilsoney Gonçalves (47) 98482-3305
Imprensa: Talita Rosa (47) 99722-2019