A Base Nacional Comum Curricular será o tema de um seminário para formação de professores a partir desta quarta (18/09), em Florianópolis. A abertura, às 19h, no auditório da Alesc, contará com a palestra “BNCC na interface com as diferentes áreas do conhecimento da Educação Básica”, do Dr. Lourival José Martins Filho, e a presença da reitoria da Udesc.
Lourival é professor do Departamento de Pedagogia e coordenador de Pós-Graduação da UDESC, vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização e avaliador do Ministério da Educação.
O público-alvo do seminário são professores da educação básica, profissionais da educação, estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de licenciatura.
O objetivo é envolver os participantes no debate sobre essa legislação educacional, especificamente, no monitoramento dos impactos dos currículos e suas implicações para a prática educativa.
“O prazo para implantação da BNCC termina em alguns meses. Portanto, é inadiável o trabalho de conhecimento e reconhecimento deste documento pelos profissionais da educação, para que não lhes falte domínio conceitual e metodológico na hora de realizar em sala de aula essa reforma curricular”, defende a deputada Luciane Carminatti (PT).
Serão 16 horas de estudos, debate e monitoramento, distribuídos em quatro encontros por área proposta, sendo dois presenciais, em Florianópolis, e outros dois na modalidade à distância.
O seminário é promovido pela Comissão de Educação da Alesc com a Escola do Legislativo, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A programação completa está no site da Escola do Legislativo.