Publicação de edital é uma das reivindicações da greve dos professores
Atendendo às reivindicações dos professores estaduais, a Secretaria de Estado da Educação lançou nesta quarta-feira, 26, o edital do concurso para o magistério com 10 mil vagas. A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, acompanhou a cerimônia.
“Esse é um momento muito importante. Estou no meu quarto mandato e o tema do concurso público surgiu inúmeras vezes. Os professores aguardavam com expectativa esse edital. É uma oportunidade para corrigir o excesso de temporários nas escolas estaduais, que tem prejudicado o ensino público”, destaca a parlamentar.
As inscrições para o concurso serão de 9 de julho a 12 de agosto, com provas realizadas em 22 de setembro para professores e 29 de setembro para os demais cargos.
A previsão da Secretaria de Estado da Educação é chamar 6,5 mil profissionais inicialmente, sendo 5 mil professores e 1,5 mil para demais cargos.
O edital contempla professores de anos iniciais, de área e de ensino técnico, administradores escolares, orientadores educacionais, supervisores, assistentes de educação e assistentes-técnicos pedagógicos.
Atualmente, 70% do corpo docente das escolas do Estado é formado por professores temporários, o que compromete a qualidade de ensino. Dos 44 mil professores em atuação, apenas 13 mil são efetivos, enquanto 31,4 mil são ACTs.