A deputada Luciane Carminatti marcou presença no XXVIII Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América e no I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural: Conhecer para Pertencer, realizado entre os dias 27 e 29 de maio no Centro de Eventos Antônio Ferronato, em Salto Veloso.
O evento reúne 120 palestrantes de cinco países ibero-americanos e 19 estados brasileiros com o objetivo de promover a troca de conhecimentos sobre a valorização e preservação do patrimônio cultural e a construção da identidade cultural.
Como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, a deputada participou de uma mesa redonda com a presença de Alexandre Martins Gouveia, coordenador do Escritório do Ministério da Cultura em SC; Nelson Motta, coordenador dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura em SC; e mediação de Marcos Bettu, membro do Comitê Gestor do Conselho de Gestores Municipais de Cultura – CONGESC/FECAM.
Durante o debate, Luciane incentivou os gestores municipais a estruturarem nas prefeituras o setor de cultura, implementando em lei o Sistema Municipal de Cultura e os componentes essenciais: Conselho, Plano e Fundo de Cultura (CPF) e reforçou a importância de políticas públicas eficazes e sustentáveis para o desenvolvimento cultural local.
Importância do Congresso para a valorização cultural
O evento busca fomentar um ambiente propício para a discussão e implementação de políticas públicas eficazes e sustentáveis que fortaleçam a identidade cultural dos municípios ibero-americanos.
“A população, de uma forma geral, nas suas diferentes manifestações, faz cultura. A gente não pode negar, numa perspectiva de uma cultura universal como direito, que se faz cultura de diferentes formas, jeitos, tradições, linguagens” destacou Luciane.
Para a deputada, o estado de Santa Catarina é extremamente rico em etnias, culturas, gastronomia, histórias e memórias de cada região, e isso se reflete no Brasil e no mundo. “Quando um evento como este ocorre em Salto Veloso, com a participação da Universidade de Salamanca da Espanha, estamos trazendo a Europa para cá, enquanto temos aqui nossa América Latina representada por Chile, Argentina e nossos irmãos vizinhos. Estamos mostrando que a América Latina também constrói uma identidade conjunta. Hoje, Salto Veloso reúne um grande número de antropólogos, pesquisadores, historiadores e estudiosos. É assim que preservamos nossa cultura, construímos o presente e planejamos o futuro – conhecendo o passado e as diversas perspectivas sobre nossa história e vida cultural,” ressaltou Carminatti.
Comissão de Educação e Cultura da Alesc aprova novo regramento sobre Patrimônio Cultural
Em recente sessão, a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), presidida pela deputada Luciane Carminatti, aprovou um novo regramento sobre o patrimônio cultural no Estado. Esta aprovação reflete o compromisso da deputada e da comissão em promover e proteger a herança cultural de Santa Catarina, fortalecendo a identidade e a memória coletiva da população.
“Nós acompanhamos, pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, a valorização do patrimônio, o debate sobre patrimônio cultural e agora, recentemente, aprovamos um enunciado da nossa Comissão de Cultura com relação a patrimônio material e imaterial. É fundamental que os municípios fortaleçam suas políticas culturais através de uma estrutura legal sólida, garantindo a continuidade e o desenvolvimento sustentável de suas ações culturais,” completou a deputada.
Para mais informações sobre o novo regramento, acesse aqui.