Na Assembleia Legislativa, a presidente da Comissão de Cultura, deputada estadual Luciane Carminatti, comemorou o envio do projeto de lei que institui o Sistema Estadual de Cultura. A medida atende a um requerimento oficial que a parlamentar encaminhou ao governo no final de junho.
“Santa Catarina aderiu ao Sistema Nacional de Cultura em 2010, mas, desde então, quase nada fez para sua implantação. Depois de sete longos anos de espera, podemos, enfim, vislumbrar uma política de Estado para a Cultura, que assegure a continuidade, a consistência e a solidez dos programas, projetos e ações para a área. Acompanharemos de perto a tramitação. Queremos dar agilidade ao processo, mas, ao mesmo tempo, garantir que ele seja aprovado conforme a expectativa de artistas, agentes, produtores e gestores culturais”, afirma Luciane.
Um dos componentes fundamentais do Sistema é o Plano Estadual de Cultura, instrumento que norteará as políticas de cultura para o Estado. Para a deputada, a sua implantação é essencial para uma maior participação dos catarinenses na vida cultural do Estado. “Sem dúvidas, ele contribuirá para o aumento da produção artística, para uma circulação equilibrada dessa produção pelas diferentes regiões de SC e para a valorização de nosso patrimônio cultural”, garante a presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa.