Defender as demandas da cultura catarinense no parlamento é o objetivo da deputada estadual Luciane Carminatti à frente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. O compromisso foi renovado no I Fórum de Conselhos de Cultura de Santa Catarina, que reúne nesta semana em Florianópolis conselheiros, gestores e técnicos para discutir o papel e o fortalecimento dos conselhos de políticas culturais.
“Renovado porque iniciamos a nossa gestão ouvindo representantes de diversos segmentos artístico-culturais para discutir demandas do setor. Carecemos que de fato a Comissão represente a arte e a cultura catarinense em sua pluralidade, discuta a ampliação de investimentos e as políticas necessárias para desenvolver esta tão importante área”, salientou.
Luciane apontou a necessidade de implantar o Sistema Estadual de Cultura e lembrou o grande débito que o Estado tem com os municípios e com a sociedade catarinense. “Dívida essa que precisa, definitivamente, ser encarada e resolvida”, defendeu.
No Fórum, a parlamentar destacou ainda a importância de estruturar os conselhos, responsáveis por formular, monitorar e fiscalizar a execução das políticas públicas nos municípios. “O conselho é a instância maior de participação e controle social. Por isso, é estratégico fortalecê-los para consolidar a esfera de decisão pública sobre a cultura, a democracia e a cidadania”, afirma.