A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) participou nesta quarta-feira (10/05) da abertura do XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que acontece até sexta-feira (12/05) em Lages, e destacou a retomada do Ministério da Cultura com orçamento robusto e a necessidade de que os municípios fortaleçam seus sistemas culturais e construam planejamentos e projetos para acessarem esses recursos e programas do setor que estão sendo ofertados pelo governo federal.
Em sua fala, a parlamentar lembrou que foi a Brasília no início deste ano e conversou com representantes do MinC para entender os rumos da cultura nos próximos quatro anos, e voltou com um recado claro:
— Me disseram no ministério, “deputada, não vamos impedir ninguém de acessar os recursos, que agora existem, mas tem que mostrar que tem iniciativa, boas vontades para ter a participação da sociedade”. Esse é o caminho — pontuou.
Leia também: Luciane Carminatti anima setor cultural de SC com audiência no Ministério da Cultura
A deputada Luciane também informou a aprovação de requerimentos na Comissão de Educação e Cultura da Alesc para a realização de seminários regionais em que será debatida a implantação dos sistemas em cada região. Os eventos serão organizados em parceria com a Escola do Legislativo e terão a participação de todos os órgãos e entidades envolvidos nesse debate, incluindo Ministério da Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Congesc.
— Queremos colocar nosso mandato e a Comissão de Cultura da Alesc à disposição nesta interlocução — afirmou.
Fórum em Lages
Promovido pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), o XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura discute as políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre o MinC, governo estadual e as prefeituras para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.
São três dias de evento com debates e oficinas, além da apresentação e premiação de boas práticas, definição da cidade sede para o próximo ano e eleição do comitê gestor do Congesc.