A deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALESC) e o deputado federal Pedro Uczai, relator da “Subcomissão para tratar da situação dos Campi fora das sedes das Universidades Federais e dos Institutos Federais” da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, foram recebidos em uma audiência pela diretora-geral do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus de Chapecó, professora Ilca Maria Ferrari Ghiggi.
O Campus da IFSC Chapecó foi inaugurado em 2006 e atualmente beneficia aproximadamente 1.200 estudantes no ensino médio/técnico, na graduação e nos cursos de pós-graduação. A direção da escola técnica solicitou apoio dos parlamentares para intermediar junto aos órgãos públicos a aquisição de um terreno ao lado do Instituto com área total de 10 mil metros quadrados para a ampliação da infraestrutura. O IFSC necessita desta nova área para construção de um espaço de convivência, um auditório, um refeitório, um ginásio de esportes, dentre outras instalações.
De acordo com a diretora Ilca, o proprietário do lote ao lado do IFSC sinalizou interesse na venda direta do terreno ou até mesmo a permuta por outra área. A permuta (troca) seria possível se o município de Chapecó, o Estado de Santa Catarina ou mesmo a União disponibilizasse uma área pública equivalente para o proprietário em outro local. Neste sentido, os parlamentares vão buscar informações especialmente na Secretaria de Patrimônio da União (SPU) sobre os terrenos de propriedade da União em Chapecó, que estão em desuso e poderiam ser envolvidos numa eventual troca.
Uczai e Luciane Carminatti aproveitaram para reafirmar o compromisso de trabalhar pelo fortalecimento das escolas técnicas federais em Santa Catarina.