À frente da comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Luciane Carminatti (PT) reuniu de forma virtual os presidentes das comissões de outros estados, nesta sexta (05/02), para definir ações conjuntas em prol da vacinação mais célere a todos brasileiros, em especial, os trabalhadores em educação.
Prestes a retornarem às escolas, os professores, incluídos no quarto grupo prioritário do Plano Estadual de Imunização em Santa Catarina, ainda não têm previsão de quando serão vacinados. Muito menos os trabalhadores das equipes administrativas, zeladores, merendeiras e motoristas do transporte escolar. Ao todo, o retorno das aulas presenciais movimenta 16% da população catarinense, segundo a secretaria estadual de educação.
Na reunião virtual, representantes de todas as regiões do país expuseram a situação em seus estados. “Houve consenso entre nós, deputados estaduais que atuamos diretamente com a educação, da necessidade de cobrar mais celeridade e empenho dos governos na aplicação das vacinas. Trouxemos ao debate os exemplos de escolas que registraram surtos ao voltar, por isso, a vacina é urgente para oferecer retorno seguro às aulas presenciais”, destacou Luciane.
“Governadores do Distrito Federal, do Rio Grande do Norte e do Ceará já aderiram, queremos que os demais governadores manifestem o mesmo empenho em agilizar a vacinação dos trabalhadores da educação. Defendemos o retorno às escolas e, ao mesmo tempo, a vacinação, são medidas que precisam estar juntas para garantir a segurança, a saúde e a vida da população”, completou a parlamentar.
O grupo deliberou pela realização de uma caravana à Brasília ainda neste mês, para tratar do assunto na Câmara dos Deputados, Senado Federal, Defensoria Pública da União, Ministérios e Supremo Tribunal Federal. Os membros das comissões de educação das assembleias legislativas também devem assinar um documento unificado e fazer ampla divulgação em defesa da vacinação urgente aos brasileiros e com prioridade aos trabalhadores em educação.
A reunião contou com a presença de 12 Entes Federados: Goiás, Sergipe, Mato Grosso, Santa Catarina, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro. Entre os 27 participantes estão nove deputados estaduais e o ex-deputado federal Carlos Abicalil.