
Na Alesc
Na atual legislatura da Alesc, é presidente da Comissão de Educação e Cultura, vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, e integra outras três comissões permanentes: Trabalho, Administração e Serviço Público; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Coordena as Frentes Parlamentares em Defesa da Economia Solidária; em Defesa do Sistema Único de Assistência Social; e em Defesa da Ciência na Escola. Integra ainda a Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual, a Frente Parlamentar do Autismo e a Frente Parlamentar de Políticas Públicas da População em Situação de Rua, entre outras.
Em 2021, liderou a implementação do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM), tirando do papel lei promulgada em 2015, mas que ficou por seis anos sem regulamentação por parte do governo do Estado. O OVM é referência nacional, sendo o primeiro Observatório no âmbito das Assembleias Legislativas do Brasil e tendo como missão constituir-se como uma ferramenta que reúne e fornece dados e indicadores que permitam a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas e ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Além de integrar a Bancada Feminina, em 2023 assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alesc. Em 2024, coordenou a Bancada do Oeste, a maior bancada regional da Alesc, formada por 8 deputados e constituída com o objetivo de unir forças em prol do atendimento das demandas da região junto ao Estado e à União.
Veja o trabalho legislativo de Luciane Carminatti