Este é o primeiro evento no Brasil a tratar desta temática no espaço de decisão política. Garantido neste debate uma ação política, que considera a dimensão ética, estética, técnica e humanizadora, que devem fundar os processos de formação inicial e continuada destes profissionais. Capaz de articular e refletir na organização das escolas, das comunidades escolares e das redes de ensino.
Também destacar a visão deste evento, em reconhecer que existem experiências neste debate, a necessidade de considerar e contextualizar os cenários plurais das escolas e as redes de ensino, assim como, dos processos formativos nas universidades e faculdades públicas, comunitárias e privadas, e as características dos profissionais e as suas reais condições de trabalho, de valorização da carreira, de suporte pedagógico e das legislações vigentes.
Nesta direção, reconhecer estes cenários, as complexas e frequentes instâncias de tomadas de decisões exigida dos profissionais da educação, faz com que incida diretamente nos resultados do processo ensino-aprendizagem, e que, por consequência na urgência de parcerias efetivas entre as instituições formadoras e as escolas.
Assim, este evento assume a responsabilidade em propor ações e aproximar os atores sociais, para que a partir da cooperação (respeitando as autonomias) possamos de forma objetiva “construir caminhos”, legislação, políticas públicas e práticas que visem à qualificação da formação inicial e continuada dos profissionais, da carreira, dos espaços e dos processos de ensino aprendizagem e das pesquisas na educação básica.
Três principais encaminhamentos:
1º – Aprovação de um documento referência, contextualizando e pontuando as problemáticas e as condições gerais da formação de professores em SC (documento que sintetiza o conjunto das proposições apresentadas pelas mesas de debate e aprovado pela plenária do seminário);
2º – Criação de uma Comissão Interinstitucional vinculada à Comissão de Educação e Cultura da Alesc para debater a formação de professores;
3º – Constituir um diálogo desta comissão com o CNE, FNE e com o MEC.
Vale ainda destacar que o evento ao trazer estes contextos e os desafios, apresenta a criação de uma Comissão Interinstitucional vinculada à Comissão de Educação e Cultura da Alesc, que será composta por instituições filiadas a este debate. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, que representaram mais de 60 entidades:
- Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc
- Escola do Legislativo da Alesc “Deputado Lício Mauro da Silveira”
- Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE
- Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina – SED
- Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE
- Diretoria de Formação Profissional e Inovação do Ministério da Educação – Difor/MEC
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep
- Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI
- Ministério de Igualdade Racial – MIR
- Conselho Nacional de Educação – CNE
- Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
- Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE
- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd
- Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE
- Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina – ASESC
- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
- Universidade Federal da Fronteira SUL – UFFS
- Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
- Instituto Federal Catarinense – IFC
- Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC
- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
- Centro Universitário União das Américas Descomplica – Uniamérica
- Faculdade SESI de Educação – FASESP
- Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
- Secretaria de Estado de Roraima do Programa Futuras Cientistas/CETENE
- Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEE/SC
- Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina – FEESC
- União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME/SC
- Federação de Consórcios, de Associações e Municípios de Santa Catarina – FECAM
- Tribunal de Contas Estadual de Santa Catarina – TCE
- Ministério Público de Santa Catarina – MPSC
- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME
- Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC
- Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC
- Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó
- Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
- Universidade Regional de Blumenau – Furb
- Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc
- Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
- Universidade da Região de Joinville – Univille
- Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – AMPESC
- Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC
- Fundação Escola de Governo – ENA
- Fórum dos Pró-Reitores de Graduação das instituições de ensino superior brasileiras – FORGRAD Região-Sul
- Centro de Ciências da Educação – CED/UFSC
- Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina – OEMESC
- Campanha Nacional pelo Direito à Educação – CNDE
- Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina- FETRAM-SC/CUT
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – SINTE/SC
- Associação de Município – Amosc
- Conselho Municipal de Educação de Blumenau
- Secretaria Municipal de Educação de Caçador
- Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba
- Secretaria Municipal de Educação de Pomerode
- Secretaria Municipal de Educação de Blumenau
- Secretaria Municipal de Educação de Joinville
- Secretaria Municipal de Educação de Garopaba
- Secretaria Municipal de Educação de Palma Sola
- Secretaria Municipal de Educação de Jardinópolis
- Secretaria Municipal de Educação de Sangão
- Secretaria Municipal de Educação de Treze de maio
- Secretaria Municipal de Educação de Vargeão