Com uma rodada de encaminhamentos conduzida pela deputada estadual Luciane Carminatti (PT) e o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-SC), Luiz Claudio Miletti, o Seminário Estadual Escola é Lugar de Ciência foi concluído nesta quarta (29/09). Ao todo foram cinco mesas redondas virtuais ao longo do mês de setembro. O evento é uma realização da Escola do Legislativo em parceria com a Comissão de Educação da Alesc e diversas entidades e instituições ligadas à educação.
Os debates, transmitidos ao vivo, já contam com mais de 3 mil visualizações. Mais de 370 pessoas inscreveram-se para receber os certificados da atividade. O seminário oportunizou a apresentação de 18 palestras com muitas práticas científicas. Nas mesas redondas, os temas foram: a ciência no currículo escolar; os desafios da inovação e tecnologias na educação; liberdade de cátedra; pandemia ciência e educação; e compartilhamento de experiências exitosas em chão de escola ou no ensino remoto.
Entre os principais encaminhamentos do seminário, estão os desafios de ampliar o debate e as experiências em nível local e regional; criar espaços para realizar exposições e integração entre instituições de ensino; incentivo à pesquisa; formação para inicialização de docentes, e formação continuada para práticas científicas; busca por estruturas e espaços que garantam a diversidade e a pluralidade científica; fomentar ações científicas entre as escolas e as comunidades.
A deputada Luciane Carminatti fez questão de abrir e encerrar o seminário com a leitura da carta-documento elaborada na primeira edição do evento, em 2019. Com 11 instituições e entidades signatárias, a carta lista sete ações norteadoras para a promoção e desenvolvimento da Ciência na educação básica de Santa Catarina. Clique aqui para ler. A curadoria dessas ações é feita pela Frente Parlamentar em Defesa da Ciência na Escola, instalada no início de 2020, sob a coordenação da deputada.