Deputada Luciane Carminatti articulou audiência pública para solucionar situação da instituição
Uma audiência pública conduzida pela deputada estadual Luciane Carminatti (PT) trouxe a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, a Chapecó, em busca de soluções para os problemas gerados pela municipalização do Hospital da Criança, que atualmente é referência no atendimento pediátrico a 27 municípios do Oeste.
O objetivo da audiência foi definir para onde estas crianças serão encaminhadas e como ficará a situação dos funcionários já que o hospital passará a ser gerido pelo município de Chapecó a partir do próximo dia 1º. “Estamos vivendo essa angústia há muito tempo, enviamos ofício a todos os deputados e a única que nos atendeu e ofereceu ajuda para solucionar os problemas do HC foi a deputada Luciane”, destacou o diretor-geral do hospital, Nemésio Carlos da Silva.
A secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, garantiu que o Oeste não ficará sem o Hospital da Criança. “Não fechou e nem vai fechar. Saúde não se faz só de um lado, não é só recurso financeiro, é gestão também. A partir de agora vamos discutir um plano diretor de médio e longo prazo, para que possamos aumentar a resolutividade. E vamos organizar com a nova empresa gestora para que o máximo de contratos dos trabalhadores seja mantido”, ressalta.
Os atendimentos serão absorvidos pelo Hospital Regional do Oeste e a secretária ainda afirmou que ajudará na tratativa para que os funcionários do HC permaneçam no hospital. Enquanto isso, uma comissão formada pelas secretarias estadual e municipal irá organizar a gestão e os fluxos de atendimentos do hospital. Para a deputada estadual Luciane Carminatti, a audiência foi muito positiva.
“Estamos aqui, apesar das diferenças políticas, para discutir o bem público e o atendimento das nossas crianças. A audiência trouxe todas as polêmicas em relação ao Hospital da Criança. O hospital continua funcionando e haverá uma tratativa para que os funcionários permaneçam onde estão trabalhando. Foi um momento bem propositivo, ouvindo todas as demandas e agora seguimos acompanhando para que de fato isso possa ter continuidade”, afirma a parlamentar.
“Nossas crianças precisam de um hospital de referência”, disse Luciane. “Queremos a garantia desse atendimento, para a tranquilidade de pais e mães, e também a permanência dos funcionários, que já tem a qualificação necessária para esse atendimento”, finalizou.











