“Chegamos em março, mês potente para organização e luta pelos nossos direitos enquanto mulheres”. Com esse chamado, a deputada estadual Luciane Carminatti anunciou o início das ações de seu mandato para o mês da mulher em 2022.
Em meio às atividades parlamentares, visitas às escolas da rede pública e roteiros pelo interior do estado, Luciane vai promover e participar de uma série de ações para combater as injustiças e desigualdades que ainda recaem sobre as mulheres no nosso estado e no nosso país. Confira as principais:
Encontro com Mulheres nos municípios
Vários municípios catarinenses contarão com a presença da deputada em encontros de mulheres. Marca já registrada de seus mandatos, trata-se do convite às mulheres das comunidades para um momento de aproximação, informação acerca dos direitos conquistados e reflexão sobre o potencial que as mulheres têm de assumirem o protagonismo de suas vidas, contando com redes de apoio. Ao todo, mais de 2 mil mulheres catarinenses devem ser impactadas pela rodada de encontros em 2022.
Ações em Chapecó
Em Chapecó, município da deputada, o mandato irá promover o “Chá Lilás” no escritório regional, com a presença de mulheres lideranças de comunidades, do partido e de entidades e movimentos sociais; e no dia internacional da mulher se fará presente no ato regional pela vida das mulheres, na Praça Coronel Bertaso.
Luciane detalhará ainda o projeto Casa da Mulher Catarina, cuja construção está garantida com recursos inseridos no orçamento estadual pela Bancada Feminina da Alesc, com o aval do Governo do Estado. Trata-se do primeiro espaço público estadual de acolhimento, atendimento e serviços voltados ao enfrentamento da violência contra mulheres em Santa Catarina.
Novidades para 2022
Duas grandes novidades devem ser anunciadas no mês da mulher: uma voltada à educação emancipadora, outra, à um canal direto e exclusivo com o mandato. “Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.” Acredito muito nessa convicção, que é da Maya Angelou, uma mulher negra que fez história com sua existência e resistência, como tantas de nós, cada uma em suas realidades. O que queremos com as novidades previstas, é potencializar essa convicção”, adianta Luciane.
1 ano do OVM/SC
No dia 31 haverá a celebração do aniversário de 1 ano do Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina. Para a ocasião, está sendo planejado um encontro da Bancada Feminina com presidentas e conselheiras dos conselhos municipais e estadual dos direitos da mulher. O evento deve contar também com a presença das instituições e entidades que compõem o comitê gestor do OVM/SC.
Leis em favor das mulheres
Durante o mês de março, será divulgado o documento de 20 páginas produzido pelas pesquisadoras Cristina Sheibe Wolf (LEGH/UFSC), Joana Maria Pedro (LEGH/UFSC) e Teresa Kleba Lisboa (IEG/UFSC) com levantamento inédito do acervo disponível sobre a História das Mulheres de Santa Catarina, para subsidiar a aplicação da lei de autoria de Luciane Carminatti, que obriga o ensino extracurricular da história das mulheres do campo e da cidade na rede básica de ensino.
Mulheres na Política
Luciane também marcará presença em edições regionais da Caravana pela Inclusão das Mulheres na Política, realizada pela Escola do Legislativo em parceria com a OAB/SC e falará sobre o tema no Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras da Uvesc.
O mandato da deputada Luciane Carminatti também se fará presente na jornada dos movimentos sociais, de 7 a 14 de março, e no #8M, no dia internacional da mulher.
Bancada Feminina
Como coordenadora da Bancada Feminina, Luciane participará da abertura do mês da mulher na Assembleia Legislativa, que contará com duas exposições, apresentação da bailarina Laura Flores com o projeto “Inspirando Vidas”, dois lançamentos literários e uma palestra abordando o tema “Sedo, Farmácia da mente: ‘O remédio está em você'”.
Um dos destaques da programação é a campanha de arrecadação de absorventes higiênicos, coletores e lenços umedecidos para mulheres e meninas de baixa renda. Os detalhes serão anunciados nos próximos dias.