A deputada estadual Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, cumpriu agenda nesta segunda (12) e terça-feira (13) no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para tratar de temas importantes para a Educação de Santa Catarina.
Em uma série de reuniões com as Secretarias de Educação Básica; de Educação Profissional e Tecnológica; de Articulação com os Sistemas de Ensino; e de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, a parlamentar dialogou sobre a efetivação de programas federais do MEC no Estado, como Pé-de-meia, Escola em Tempo Integral e Pacto contra o Analfabetismo, destacando a importância deles para o ensino catarinense.
Outro ponto discutido foi o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação que trata da valorização dos profissionais da Educação, piso e carreira, que será debatido no Congresso Nacional neste ano e em 2025.
— São temas que vão exigir uma articulação muito grande da Comissão de Educação junto ao Fórum Estadual de Educação, redes estadual e municipais e todas as entidades e instituições. Mas é pelo diálogo que a gente constrói, só vamos avançar se tivermos a capacidade de sentar na mesa, buscar entendimentos e fazer as matérias andarem — avalia Luciane.
A deputada destacou a disposição do MEC em ouvir as demandas e os desafios de Santa Catarina e reforçou que essa relação é fundamental:
— O pensamento é no bem-estar da população e na qualidade social da nossa Educação, e para isso tem que haver diálogo e trabalho em conjunto.