A Comissão de Educação e Cultura da Alesc, por proposição da presidente do colegiado, deputada estadual Luciane Carminatti (PT), realiza no próximo dia 3 de dezembro uma audiência pública para debater a matriz curricular do Ensino Médio em Santa Catarina para o ano de 2025.
O principal objetivo do encontro é dialogar com a Secretaria do Estado da Educação sobre o planejamento do Ensino Médio no ano que vem, levando em conta a aprovação da reforma do Novo Ensino Médio no Congresso Nacional, em julho de 2024. A nova lei estabelece aumento da formação geral básica e alterações nos itinerários formativos, entre outras mudanças. Em Santa Catarina, o governo estadual trabalha na implantação do ensino técnico no ensino médio, e o impacto disso na carga horária das disciplinas básicas é motivo de preocupação.
— As escolas, os educadores e os estudantes têm que estar cientes e preparados para as alterações nos currículos e na reorganização das cargas horárias, para que o ano letivo transcorra com normalidade. Queremos que a SED informe sobre esse planejamento e que possamos avaliar juntos eventuais ajustes que sejam necessários, de forma a não descaracterizar o avanço conquistado com a reforma do Novo Ensino Médio — avalia Luciane, que acrescenta o ensino online como outro ponto importante a ser discutido na audiência pública.
O encontro será semipresencial e está marcado para 18h30min do dia 3, na Sala de Reuniões das Comissões e por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Assembleia Legislativa.