Gestores municipais de educação de diversas regiões do Estado se reúnem em Chapecó, na próxima sexta-feira (8/4) para participarem do seminário estadual do PAR – o Plano de Ações Articuladas, do Governo Federal. A capacitação é organizada pelos mandatos da deputada estadual Luciane Carminatti, do deputado federal Pedro Uczai e pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O evento ocorre no auditório do Hotel Lang Palace, das 8h30min às 18h.
Criado em 2007, o PAR é um instrumento para que os municípios e Estados possam realizar diagnóstico situacional da educação e cadastrar projetos prioritários que receberão recursos do Governo Federal para serem implementados. O novo ciclo, que iniciou neste ano e terá vigência até 2019.
“O novo PAR está alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e deve focar especialmente na educação infantil. Nosso objetivo com o seminário é trazer uma equipe técnica do MEC para identificar os municípios que ainda não elaboraram os projetos e auxiliar no preenchimento correto do plano”, explica a deputada Luciane Carminatti (PT/SC), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de SC.
Integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) é um dos principais articuladores no Governo Federal para liberar recursos destinados à infraestrutura da educação básica em Santa Catarina.
“Auxiliamos os municípios catarinenses a captarem cerca de R$ 231 milhões para a construção de 74 quadras poliesportivas com cobertura, 58 novas escolas urbanas e rurais, 48 coberturas de quadras esportivas e 28 centros de educação infantil (creches), além de viabilizar a aquisição de 214 novos ônibus para o transporte escolar. Foram mais de 120 municípios”, relata o parlamentar.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Palestra com o coordenador geral de Programas Especiais do FNDE, Júlio Cezar Viana
13h30 – Atendimento individualizado aos gestores educacionais