A deputada Luciane Carminatti (PT) vai presidir a Sessão Especial em Homenagem aos Professores, promovida pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa. Na ocasião, cada um dos 40 parlamentares fará homenagem a um professor de sua escolha com entrega de uma placa de honra. Por conta da pandemia, o evento que ocorreria neste mês foi transferido para o início do próximo ano letivo, e terá transmissão dos veículos de comunicação da Alesc.
Nas redes sociais, a deputada está motivando famílias e estudantes a gravarem um vídeo reconhecendo a atuação dos profissionais da educação, para serem publicados na sua página do Facebook, que conta com mais de 77 mil seguidores.
No Instagram, Luciane Carminatti está chamando todos que se identificam com a defesa da Educação para unirem-se em coro nas lutas por melhores condições de trabalho e salários dignos aos trabalhadores da área. A campanha #LuteComoUmProfessor, #LuteComoUmaProfessora vai distribuir camisetas com o mote ao final do mês dedicado aos docentes.
Desde 1963, o dia 15 de outubro é oficializado pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
“Décadas depois, a sociedade ainda precisa envidar esforços conjuntos para promover a valorização da profissão que, embora seja uma das competências mais admiradas, sofre com baixos salários, precárias condições, trabalho excessivo e falta de apoio da comunidade escolar”, justifica Luciane.
Luciane Carminatti é professora, formada em Pedagogia, especialista na área de Educação Especial e em Orientação Educacional, com atuação na rede municipal de ensino de Chapecó, antes de tornar-se deputada estadual e assumir o compromisso de ser a voz da Educação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.