Finalizando o ano de 2020, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) mais uma vez cobrou a Secretaria de Estado de Educação pelo chamamento para 2021 de especialistas e assistentes educacionais e técnicos aprovados no último concurso público do magistério.
Em resposta, o secretário estadual de educação, Natalino Uggioni, informou que a ação deve ocorrer em breve. “Essa é mais uma frente que estamos fechando com a Secretaria de Estado de Administração. Estamos finalizando a análise para fecharmos isso, faltam apenas alguns detalhes”, comunicou.
Para a deputada, trata-se de uma dívida do Governo de Santa Catarina com a educação pública. “Seguimos firmes e trabalhando pelo chamamento dos profissionais do concurso público, seja o professor de sala de aula, como também os especialistas e de assistentes educacionais e técnicos, que são fundamentais para o bom andamento das escolas”, ressaltou.
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Luciane já promoveu diversas ações e projetos de lei em defesa dos cargos técnicos e especialistas do magistério, dentre elas uma Audiência Pública em 2019, pronunciamentos na tribuna e o envio de ofício e requerimento à Secretaria de Estado da Educação. Nas últimas semanas deste ano, a parlamentar fez novo apelo ao secretário estadual pela inclusão dos cargos na 4ª chamada do concurso e uma ampla campanha nas redes sociais.
“Nunca foi tão importante que as escolas tenham quadro completo, para garantir dentro e fora da sala de aula o processo de formação dos estudantes. A atuação das equipes técnicas da escola é imprescindível para aperfeiçoar e adequar a legislação e as normas específicas neste novo cenário”, destaca a deputada.