Na tarde de quarta-feira (13/09), a deputada estadual Luciane Carminati (PT) entregou ao Defensor Público-Geral do Estado, Renan Soares de Souza, uma placa comemorativa aos 10 anos da Defensoria Pública em Santa Catarina. A homenagem foi realizada na sede da DPESC com a presença de defensoras e defensores públicos, da Ouvidora-Geral, Maria Aparecida Lucca Caovilla, e do Presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc), João Joffily Coutinho.
— Estamos aqui para agradecer e comemorar as muitas conquistas do trabalho da Defensoria nessa primeira década, como a criação da Ouvidoria e dos núcleos especializados que são referência de atuação, compromisso ético e social. Temos acompanhado como é difícil estruturar a Defensoria Pública, assim como a busca pela valorização dos técnicos administrativos, dos servidores e dos próprios defensores. Entendemos a importância de termos uma Defensoria Pública atuante em todas as comarcas do Estado, atendendo de fato à legislação federal. Temos travado uma batalha no âmbito do Parlamento quando o assunto é financiamento e recursos, que são imprescindíveis para a expansão da estrutura como um todo —, afirmou a deputada.
O Defensor Público-Geral lembrou do caminho percorrido para que a instituição fosse implementada no Estado até os dias de hoje.
— É uma grande satisfação saber que podemos contar com o apoio de parlamentares em favor da instituição e da população a qual assistimos e defendemos os direitos mais básicos, que são a grande razão de existir da Defensoria Pública —, agradeceu.