Deputada Luciane propõe edital para projetos culturais nas escolas

Oferecer aos estudantes da rede estadual mais acesso à arte e à Cultura é o objetivo da deputada Luciane Carminatti (PT) com a proposta entregue oficialmente nesta segunda (21/10) à Secretaria de Estado da Educação.

A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc quer a elaboração de um programa que promova a interface entre as duas áreas, com foco na formação para a cidadania. Na prática, a proposta quer viabilizar ações capazes de unir o projeto político-pedagógico das escolas com experiências artísticas e culturais, por meio da seleção de projetos via edital.

“Há uma grande demanda nas escolas estaduais, por parte de professores e orientadores educacionais, para que esses projetos saiam do papel e ganhem vida entre os alunos. São ofertas de teatro, música, dança, artes visuais, patrimônio cultural, que têm o intuito de estimular, nos estudantes, a capacidade de interpretação, a criatividade, o senso crítico e a expansão dos sentidos”, justifica Luciane Carminatti.

A proposta da deputada baseia-se no Plano Estadual de Educação, que reconhece a dimensão formadora da arte e da cultura. O documento, com força de lei, incentiva a relação das escolas com instituições e movimentos culturais, a fim de garantir a oferta regular de atividades culturais no espaço escolar.

Clique aqui e veja o documento entregue à Secretaria da Educação. 

Escola no Museu

Luciane Carminatti também está pleiteando a implantação de um programa para levar os estudantes em visitas guiadas a museus, exposições e outros equipamentos culturais.

“É importante que nossos estudantes se aproximem de espaços não formais de educação. É inquestionável o alto potencial educativo da visita a um museu, por exemplo. Essas atividades permitem a diversificação das fontes de aprendizagem que, articuladas àquelas utilizadas em sala de aula, geram reflexões e debates mais ricos”, defende a deputada.

No vídeo abaixo, a deputada Luciane comenta a ação. Dê o play e confira! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui