EM MAFRA: CICLO DE SEMINÁRIOS REGIONAIS “PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER” CHEGA AO NORTE DO ESTADO

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, coordenada pela deputada estadual Luciane Carminatti, realiza na quinta-feira, 28 de setembro, em Mafra, o Seminário Regional “Pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher”. O evento que ocorrerá na Universidade do Contestado (UnC – Campus Mafra), das 8 às 18h, é o quarto de uma série de seminários promovida em todo estado, em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/SC) . Esta edição também tem o apoio da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

No seminário, serão discutidas as leis, direitos e políticas de responsabilidade do poder público no enfrentamento à violência doméstica. “Além de ações governamentais de proteção, precisamos de uma transformação na nossa cultura, para ter uma sociedade mais igualitária e solidária para homens e mulheres”, afirma a deputada Luciane.

A coordenadora da Bancada explica que Santa Catarina é o quarto estado mais violento para as mulheres no país e, portanto, se faz necessário levar o debate a todas as regiões catarinenses. “É um problema social que não pode mais ser tolerado e, por isso, precisamos encará-lo e juntos enfrentá-lo. É preciso fortalecer os mecanismos de proteção e de combate à violência e também criar políticas públicas de qualificação, geração de renda e autonomia para as mulheres”, destaca.

As inscrições para certificação dos participantes podem ser feitas no site da Escola do Legislativo (http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos) ou no dia e local do evento.

Guarujá do Sul, Lages e Iporã do Oeste já sediaram o debate. Os próximos seminários estão marcados para Caçador (29/09), Orleans (05/10), Ipumirim (16/10), Campos Novos (17/10), Ipuaçu (27/10), Chapecó (24/11), Blumenau (24/11), Joinville (dezembro) e Florianópolis (07/03/2018).

PROGRAMAÇÃO

Seminário Regional “Pelo fim da violência doméstica contra a mulher” Data: 28.09.2017 Município: Mafra Local: Auditório da UnC – Bloco G – Av. Nereu Ramos, 1071 – Jardim do Moinho, Mafra (SC) 8h30: Mesa de abertura 9h: Palestra “AÇÕES POLÍTICAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES” – Deputada Estadual Luciane Carminatti (coordenadora da Bancada Feminina da Alesc) 10h: Palestra e dinâmica de grupo “PANORAMA HISTÓRICO DA VIOLÊNCIA E A SOCIEDADE PATRIARCAL”, com a pedagoga e camponesa Justina Cima, do MMC/SC 13h30: Palestra “PARA MUDAR NOSSA VIDA, PARA MUDAR O MUNDO” e Subtema “LEGISLAÇÃO E DIREITOS DA MULHER”, com a professora Ana Cássia Gatelli Pscheidt (UnC – Mafra). 15h30: Debate “ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA”, depoimentos e encaminhamentos regionais para o enfrentamento da violência contra a mulher na região. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui